Related Posts with Thumbnails

domingo, 30 de maio de 2010

Post de domingo #14

A maioria dos blogs que visito é sobre moda, maquiagem, esmaltes e coisas de mulherzinha, confesso. Não costumo entrar em blogs que postam vídeos engraçados, ou que falam de música (nunca encontrei um em que não reinasse a afetação indie), ou que falam sobre filmes (mesmo problema dos de música).
Nas minhas leituras diárias, no entanto, há duas exceções e ambas coincidentemente (ou não, vai saber) falam sobre o mesmo tema: filhos.  Daí você pensa, mas qual seria o interesse de uma pessoa de 21 anos, sem filhos - ou sobrinhos, ou crianças por perto - em blogs que falam sobre crianças? Realmente, à primeira vista é estranho, mas basta ler o que as duas blogueiras (odeio esse nome) escrevem para entender o porquê do meu interesse.
Os blogs de que falo são: Para Francisco, da Cris Guerra e Eneaotil, da Leonor Macedo.

Sobre o Para Francisco, pela própria autora:
"Um homem tem morte súbita, dois meses antes do nascimento do seu único filho. Assim nasce este blog. Tentando entender e explicar dois sentimentos opostos e simultâneos vividos pela viúva e mãe que, no caso, sou eu. Muitos questionamentos. Muitos raciocínios. Muito aprendizado. E uma pressa em falar para o Francisco sobre seu pai, sobre o mundo e sobre mim mesma (só por garantia)."

Comecei a ler o Para Francisco através do Hoje vou assim, blog de moda da Cris que também recomendo. Li todos os arquivos em dois dias, do início para os posts atuais. Aviso que o risco de chorar com a história dela é grande. Atualmente, os posts falam mais das histórias do Francisco e dá pra ver que ele é tão fofo quanto  quem escreve sobre ele.
Um dos posts, de 22/12/2009:
"Dani, seu amiguinho da rua, é oito meses mais novo que você. Há mais de um ano vocês brincam juntos todos os dias. (E um ano é boa parte de suas vidas.) De manhã, quando um avista o outro na rua, os dois abrem sorrisos e saem gritando.
Outro dia cheguei em casa e encontrei em cima da mesa o convite para o aniversário de dois anos do Dani. No envelope havia escrito: Para meu primeiro e melhor amigo. Meu coração ficou trêmulo: é sua vida cada vez maior. 
Dias depois, Preta, a babá do Dani, tocou a campainha em casa e você ainda não estava vestido pra ir passear. Sugeri que ela subisse com ele. Rápido, você voou pra janela, acenando pra que ele o visse: "Oi, Daninho! É o Canquico!" 
Canquico é como ele chama você — se alguém perguntar o seu nome, você sempre responde "Fanquico" (ou "Sanquico"). Mas, como bom amigo mais velho, você se empenha em falar a língua dele. 
Amizade começa assim."
O Eneaotil é igualmente fofo e é também muito engraçado por conta das histórias do Lucas. Entro lá quase todos os dias mas ainda não consegui ler todos os arquivos, já que o filho da Leonor tem 7 anos e ela posta há uns três. 

Do blog em 26/05/10:
"Lucas desceu a ladeira da escola me contando, todo orgulhoso, de seu maior momento de bravura até aqui:
- Hoje entrou uma abelha enorme, ENOOOOOOOOOOOOORME na sala de aula e as meninas tiveram um ataque histérico, mãe. Mas eu salvei todas elas. Empurrei a abelha para fora da sala e corri para fechar todas as janelas.
Então eu me lembrei dos chiliques que o Lucas já teve por conta de moscas, abelhas, vespas, baratas, formigas, aranhas, mariposas, grilos, borboletas, tatu-bolas e até folhas que são movimentadas pelo vento, já que ele tem medo de tudo quanto é bicho, vivo ou morto.
- Jura? Você fez isso?
- Na verdade, quase fui eu. Foi o menino da mesa do lado."
Acho que gosto tanto desses blogs porque lembro das minhas histórias de criança. E devo dizer, eu era uma criança engraçada, do tipo que tinha uma família de amigos imaginários que morava no banheiro. Tá, pode parecer que eu era louca, mas a família inteira se divertia com as histórias. Tanto que fazem questão de lembrar até hoje, principalmente em aniversários ou outras situações em que meus amigos estejam presentes.

Hoje tinha playlist, mas o post ficou muito grande. Fica pra amanhã. 

Boa semana!

Nenhum comentário: